Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado da Paraíba


Parceiros


Notícias

29.03.2021 às 09h08

AESA REALIZA SEMANA ESTADUAL DE MOBILIZAÇÃO E DEFESA DA ÁGUA NA PARAÍBA


 

A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) realizou a “Semana de Mobilização em Defesa da Água” do dia 22 a 25 de março de 2020 em parceria com os Comitês de Bacias Hidrográficas da Paraíba (CBHs).   

Na abertura do primeiro dia (22), o presidente-diretor da Aesa, Profírio Catão Cartaxo Loureiro, prestou homenagem ao engenheiro civil e diretor da Cagepa, Simão Almeida Barbosa, que morreu vítima da Covid-19. “Ele foi um grande contribuidor para o sistema de recursos hídricos da Paraíba. Era um amigo, um verdadeiro irmão que infelizmente nos deixou”, lamentou, ressaltando a importância de seguir os protocolos de higiene e proteção contra o Coronavírus.

 

Em seguida, a Secretária-Executiva da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Virgiane Melo, apresentou o Projeto de Segurança Hídrica da Paraíba. Ela explicou que o projeto beneficia toda a população, especialmente as regiões do Cariri e Curimataú, que receberão água de qualidade por meio do Sistema Adutor Transparaíba. Além disso, os investimentos permitirão a reestruturação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).


No segundo dia (23) o diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério do Desenvolvimento Regional, Oscálmi Porto Freitas, apresentou o tema “Obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco que beneficiarão a Paraíba”, além de apresentar toda a estrutura do projeto, ele destacou “os reservatórios estratégicos da Paraíba que irão receber água do Rio São Francisco são: Curema – Mãe d’água, Epitácio Pessoa (boqueirão), Camalaú, Poções, São Gonçalo, Engenheiro ávidos, Lagoa do Arroz. Algumas das obras já estão concluídas, outras em execução ou com projetos futuros para implantação”. O valor total estimado para conclusão das obras é de aproximadamente 94 milhões.

Em seguida o gerente de Operação de Mananciais e Segurança de Barragens da Aesa, João Pedro Chaves, apresentou o programa de Segurança de Barragem da Aesa.

 

No terceiro dia (24) foi lançado oficialmente o projeto “Comitês nas Escolas” apresentado pela professora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e vice-presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Litoral Norte, Mirella Motta e Costa. Ela explicou sobre o objetivo do projeto, o público intermediário das capacitações (professores/diretores), o público final beneficiado (alunos) e todo o conteúdo que será disponibilizado. “A ideia do projeto é criar uma rede de educação ambiental em recursos hídricos, com professores capacitados, permitindo assim uma boa formação para projetos futuros” ressaltou.

Logo após, a Meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, mostrou as perspectivas climáticas para o setor leste do nordeste brasileiro que são Agreste, Brejo e Litoral, durante os meses de abril, maio e junho. “As probabilidades de chuvas para esses setores estão dentro da média, mas destacando uma alta mudança, tanto no tempo, quanto no espaço” frisou a meteorologista.

 

Na quinta-feira a programação foi exclusiva para os conselheiros estaduais de recursos hídricos. Eles participaram da 53ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.

 

ACESSA: https://www.youtube.com/channel/UC9dFNVvpe9HgaRmKC4fEG5g
PARA ACOMPANHAR OS 3 DIAS DO EVENTO NO CANAL DO YOUTUBE DA AESA.

 


Mais notícias






© Copyright 2021 - aguasdaparaiba.com.br

Fractal Mídia